DINAH SHUREY - A DIRETORA QUE PROCESSOU UMA REVISTA DE CINEMA
Totalmente obscura, Dinah Shurey foi uma mulher que dirigiu e produziu filmes no cinema britânico no final da década de 20. Foi a única mulher no ofício e produziu "The Last Post", filme hoje perdido, mas considerado, na época, seu trabalho mais famoso. Ela sofreu um ataque maciço de uma revista de cinema. Curiosamente, o ataque partiu de outra mulher.
Vinda de uma família de classe média, seu pai era um editor de revistas e jornais. Ela chegou a trabalhar para a Cruz Vermelha Francesa, sendo demitida posteriormente. Após a demissão, passou a trabalhar no estúdio Teddington Film Company, desempenhando vários cargos, chegando em assistente de direção.
Em 1924, funda sua própria produtora de filmes chamada Britannia Films. Em 1929, funda a distribuidora de filmes Showman Films. Sua produtora fez cinco filmes, dois: "Carry On" (1927) e "The Last Post" em 1929, contaram com sua direção. Ambos os filmes retratavam o período da Primeira Guerra Mundial, intercalando doses de melodrama. Para a produção de "Carry On", ela chegou a pegar emprestado navios de guerra da Marinha. O filme foi descrito por uma revista como um filme de propaganda política britânica.
Quando "Last Post" chegou aos cinemas, recebeu críticas mistas. Um crítico da revista Film Weekly, o definiu como um filme oco de patriotismo, sendo um dos piores que ele já havia visto. Dias após, foi a vez de Nerina Shute, conhecida por suas críticas ácidas e diretas, promover um ataque direto à Shurey, questionando se mulheres deveriam mesmo dirigir filmes. Ela usou o filme como um exemplo de fracasso, frisando que o cargo de direção de filmes não pertenciam às mulheres. E ainda disse que a diretora foi ousada, mas produziu um filme terrível.
O artigo ofendeu a diretora e ela entrou com uma ação contra a revista. No julgamento, o advogado de defesa da jornalista usou o argumento de que ela era livre para expôr sua opinião e a revista era livre para publicá-la. O juri, porém, discordou e decidiu a favor da diretora, fazendo ela ganhar a ação contra a revista.
Após todo o problema envolvendo os bastidores, o filme, originalmente lançado como mudo, teve uma segunda versão lançada em 1930, com uma trilha sonora musical sincronizada e um epílogo falado. Nenhuma das duas versões sobreviveram e hoje o filme é considerado como perdido, incluído na lista dos filmes mais procurados pela BFI, devido ao seu valor histórico por ser produzido pela primeira mulher a dirigir filmes no cinema britânico. Após essa experiência, Dinah Shurey acabou não dirigindo mais nenhum filme. Talvez tenha sido desencorajada.
Após todo o problema envolvendo os bastidores, o filme, originalmente lançado como mudo, teve uma segunda versão lançada em 1930, com uma trilha sonora musical sincronizada e um epílogo falado. Nenhuma das duas versões sobreviveram e hoje o filme é considerado como perdido, incluído na lista dos filmes mais procurados pela BFI, devido ao seu valor histórico por ser produzido pela primeira mulher a dirigir filmes no cinema britânico. Após essa experiência, Dinah Shurey acabou não dirigindo mais nenhum filme. Talvez tenha sido desencorajada.
FONTES
https://figshare.com/articles/journal_contribution/The_trials_of_Miss_Dinah_Shurey/7605764
https://www.alamyimages.fr/photos-images/dinah-shurey.html?sortBy=relevant
https://womenandsilentbritishcinema.wordpress.com/the-women/nerina-shute/
https://figshare.com/articles/journal_contribution/The_trials_of_Miss_Dinah_Shurey/7605764
https://www.alamyimages.fr/photos-images/dinah-shurey.html?sortBy=relevant
https://womenandsilentbritishcinema.wordpress.com/the-women/nerina-shute/
FOTOS DA ATRIZ LOLITA RODRIGUES
Além de atriz, Lolita Rodrigues foi também cantora e apresentadora. Seu nome de batismo era Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite. Iniciou sua carreira participando de radionovelas, em seguida, passou a cantar nos rádios. Na década de 50, apresentou ao lado de Ariton Rodrigues, seu então marido, o "Almoço com as Estrelas" e o "Clube de Artistas", na TV Tupi. O casal separou-se, mas não oficialmente. Seu nome artístico foi dado por sua mãe, em homenagem à uma prima espanhola chamada Lolita.
Ainda na década de 50, fez sua primeira aparição em novelas, a convite de Cassiano Gabus Mendes. A partir de então, foi presença constante em diversas novelas da Tupi, Excelsior e Record. Na Globo, faria sua estreia em 1986 em "Memórias de Um Gigolô". No ano seguinte faria "Sassaricando", interpretando a sofrida Aldonza, um de seus papéis mais marcantes. A partir daí continuaria fazendo aparições em diversas novelas como "Rainha da Sucata", "Despedida de Solteiro", "A Viagem", "A História de Ana Raio e Zé Trovão", "Razão de Viver", "Louca Paixão", "Terra Nostra", "Uga Uga", passando por emissoras como Globo, Manchete, Record e SBT. Ela faleceu em 05 de novembro de 2023, aos 94 anos.
Ainda na década de 50, fez sua primeira aparição em novelas, a convite de Cassiano Gabus Mendes. A partir de então, foi presença constante em diversas novelas da Tupi, Excelsior e Record. Na Globo, faria sua estreia em 1986 em "Memórias de Um Gigolô". No ano seguinte faria "Sassaricando", interpretando a sofrida Aldonza, um de seus papéis mais marcantes. A partir daí continuaria fazendo aparições em diversas novelas como "Rainha da Sucata", "Despedida de Solteiro", "A Viagem", "A História de Ana Raio e Zé Trovão", "Razão de Viver", "Louca Paixão", "Terra Nostra", "Uga Uga", passando por emissoras como Globo, Manchete, Record e SBT. Ela faleceu em 05 de novembro de 2023, aos 94 anos.
FILMES CLÁSSICOS PARA ASSISTIR NO HALLOWEEN
Segue uma lista com 10 filmes clássicos para quem ama um terror-horror das antigas, para assistir no Halloween.
Os Inocentes (The Innocents) (1961)
O filme é baseado na estória de Henry James"Turn of the Screw", um suspense psicológico sobre uma mulher que trabalha como governanta de dois órfãos. Vivendo em uma casa vitoriana, começa ter visões de fantasmas e suspeita que o comportamento bizarro das crianças é influenciado por poderes sobrenaturais.
Sangue de Pantera (Cat People) (1942)
Misteriosa jovem sérvia acredita que descende de uma raça de mulheres-pantera, que, quando emocionalmente excitadas, se transformam em criaturas assassinas. Seu marido decide mandá-la para o psiquiatra para investigar o problema.
O Espelho da Bruxa (El Espejo de La Bruja) (1962)
Sara, uma governanta adepta das artes das trevas, mostra à sua afilhada, Elena, seu destino macabro com a ajuda de um espelho: Elena será assassinada pelo marido mulherengo, Eduardo. Depois de não conseguir mudar o destino de Elena, Sara se vinga apresentando o ocultismo à nova esposa de Eduardo.
Monstros (Freaks) (1932)
Em um circo de atrações bizarras, Cleópatra (Olga Baclanova) é uma bela trapezista que é cortejada por um anão. Ela não responde as suas investidas até descobrir que ele é herdeiro de uma fortuna. Ela então arquiteta um plano com o seu amante Hércules (Henry Victor), de casar-se com o anão e depois desprezá-lo e envenená-lo.
O Vampiro (Vampyr) (1932)
A história roda em torno de Allan Grey, um jovem interessado pelo sobrenatural, que um dia recebe a visita de um estranho senhor. Ao seguí-lo, Allan descobre que Léone, uma das filhas deste senhor, está cada vez mais doente. Ao ler um livro que o senhor lhe deu antes de morrer, Allan descobre que Léone é vítima de uma vampira, que é ajudada pelo doutor da vila em sua busca por alimento. Allan parte com um dos servos do senhor para destruir a vampira.
Ódio que Mata (The Lodger) (1944)
A história roda em torno de Allan Grey, um jovem interessado pelo sobrenatural, que um dia recebe a visita de um estranho senhor. Ao seguí-lo, Allan descobre que Léone, uma das filhas deste senhor, está cada vez mais doente. Ao ler um livro que o senhor lhe deu antes de morrer, Allan descobre que Léone é vítima de uma vampira, que é ajudada pelo doutor da vila em sua busca por alimento. Allan parte com um dos servos do senhor para destruir a vampira.
Monstros (Freaks) (1932)
Em um circo de atrações bizarras, Cleópatra (Olga Baclanova) é uma bela trapezista que é cortejada por um anão. Ela não responde as suas investidas até descobrir que ele é herdeiro de uma fortuna. Ela então arquiteta um plano com o seu amante Hércules (Henry Victor), de casar-se com o anão e depois desprezá-lo e envenená-lo.
O Vampiro (Vampyr) (1932)
A história roda em torno de Allan Grey, um jovem interessado pelo sobrenatural, que um dia recebe a visita de um estranho senhor. Ao seguí-lo, Allan descobre que Léone, uma das filhas deste senhor, está cada vez mais doente. Ao ler um livro que o senhor lhe deu antes de morrer, Allan descobre que Léone é vítima de uma vampira, que é ajudada pelo doutor da vila em sua busca por alimento. Allan parte com um dos servos do senhor para destruir a vampira.
Ódio que Mata (The Lodger) (1944)
A história roda em torno de Allan Grey, um jovem interessado pelo sobrenatural, que um dia recebe a visita de um estranho senhor. Ao seguí-lo, Allan descobre que Léone, uma das filhas deste senhor, está cada vez mais doente. Ao ler um livro que o senhor lhe deu antes de morrer, Allan descobre que Léone é vítima de uma vampira, que é ajudada pelo doutor da vila em sua busca por alimento. Allan parte com um dos servos do senhor para destruir a vampira.
A Sétima Vítima (The Seventh Victim) (1943)
Mary Gibson descobre que sua irmã mais velha, Jacqueline, desapareceu e decide ir a Nova York procurá-la. No bairro de Greenwich Village, ela descobre um culto satânico e desconfia que eles possam ser responsáveis pelo desaparecimento de sua irmã.
Mary Gibson descobre que sua irmã mais velha, Jacqueline, desapareceu e decide ir a Nova York procurá-la. No bairro de Greenwich Village, ela descobre um culto satânico e desconfia que eles possam ser responsáveis pelo desaparecimento de sua irmã.
Os Crimes do Museu (Mystery of the Wax Museum) (1933)
Em Londres Ivan Igor (Lionel Atwill), um escultor de figuras em cera, luta em vão para impedir que Joe Worth (Edwin Maxwell), seu sócio, ponha fogo no museu para receber o dinheiro do seguro. Após 12 anos, Ivan reaparece em Nova York para inaugurar seu próprio museu de cera, mas suas mãos mutiladas só permitem que eles dirija o trabalho de outros artistas. A abertura coincide com o súbito desaparecimento de alguns corpos, inclusive um do necrotério.
Em Londres Ivan Igor (Lionel Atwill), um escultor de figuras em cera, luta em vão para impedir que Joe Worth (Edwin Maxwell), seu sócio, ponha fogo no museu para receber o dinheiro do seguro. Após 12 anos, Ivan reaparece em Nova York para inaugurar seu próprio museu de cera, mas suas mãos mutiladas só permitem que eles dirija o trabalho de outros artistas. A abertura coincide com o súbito desaparecimento de alguns corpos, inclusive um do necrotério.
Drácula (versão hispânica) (1931)
Renfield (Pablo Alvarez Rubio), que viaja para a Translivânia para visitar Conde Drácula (Carlos Villarías). Ele é drogado pelo Conde e torna-se seu servo. Os dois viajam para a Inglaterra, onde Drácula começa a seduzir Lucía Weston (Carmen Guerrero) quando ela se torna sua primeira vítima. Isso leva o professor Van Helsing (Eduardo Arozamena) a investigar, se Drácula é um vampiro.
Renfield (Pablo Alvarez Rubio), que viaja para a Translivânia para visitar Conde Drácula (Carlos Villarías). Ele é drogado pelo Conde e torna-se seu servo. Os dois viajam para a Inglaterra, onde Drácula começa a seduzir Lucía Weston (Carmen Guerrero) quando ela se torna sua primeira vítima. Isso leva o professor Van Helsing (Eduardo Arozamena) a investigar, se Drácula é um vampiro.
A Marca do Vampiro (Mark of the Vampire) (1935)
Sir Karell é encontrado sem vida e sem sangue e o médico local afirma que ele foi morto por um vampiro. O inspetor Neumann e o legista descartam a hipótese, até que a filha de Karell é atacada e marcas de mordida são encontradas em seu pescoço.
Sir Karell é encontrado sem vida e sem sangue e o médico local afirma que ele foi morto por um vampiro. O inspetor Neumann e o legista descartam a hipótese, até que a filha de Karell é atacada e marcas de mordida são encontradas em seu pescoço.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)