JACK WILFORD – DO BRASIL PARA O MUNDO: DO SUCESSO AO ESQUECIMENTO

Syn de Conde, Antonio Rolando e Jack Wilford têm em comum o fato de terem sido alguns dos primeiros brasileiros a atuar em filmes no exterior, junto com outros nomes que o tempo acabou obscurecendo. No entanto, há poucas informações sobre Antonio Rolando e Jack Wilford, o que torna necessário um trabalho de pesquisa mais aprofundado em materiais de época para resgatar seus nomes e legados.

José dos Santos Vianna nasceu em 8 de dezembro de 1899, em Petrópolis. Anos depois, mudou-se para Londres a fim de estudar. Durante esse período, percebeu que sua verdadeira vocação era a atuação e, por isso, abandonou os estudos em eletricidade para ingressar em uma escola de teatro. Seu nome artístico, segundo ele próprio revelou em uma entrevista, foi dado por Jack Pickford, irmão da atriz Mary Pickford.

Passou a participar de algumas produções em papéis pequenos. Mesmo com essas breves aparições, o feito era significativo para a época, e Jack Wilford já começava a ser mencionado nas revistas e jornais brasileiros, alcançando o status de seus contemporâneos, como Syn de Conde e Antonio Rolando. Após algumas participações em produções internacionais, Jack retornou ao Brasil, esperando que o cinema nacional estivesse no mesmo nível das produções internacionais. No entanto, ficou decepcionado com a realidade, embora tenha estrelado filmes como "A Capital Federal". Também chegou a dirigir a Brasilia Film e ocupou o cargo de secretário da Guanabara Film.

Segundo uma matéria de revista publicada em 1924, ele abandonou a carreira cinematográfica para se dedicar ao comércio, motivado também por ciúmes de sua noiva. Em 1984, uma reportagem do jornal O Comércio mencionou que ele havia desaparecido dos holofotes, e pouco se sabe sobre sua vida após esse período. Sua data de falecimento, assim como detalhes de sua vida posterior, permanecem desconhecidos.





FONTE
https://memoria.bn.gov.br

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem