Confira a segunda parte que traz mais alguns filmes brasileiros considerados perdidos.
Os Estranguladores (1908)
Dirigido por Francisco Marzullo e Antônio Leal, é considerado o primeiro curta de ficção do cinema brasileiro. O roteiro, além de se basear em um crime real, também teve como referência a peça teatral "Quadrilha da Morte". Dos 40 minutos de duração, sobraram apenas fragmentos.
A Mala Sinistra (1908)
Baseado no crime cometido por Michel Trad, que esquartejou o sócio e o colocou dentro de uma mala. O curta era composto por cinco atos: A compra da mala, o crime, a bordo, na polícia e o remorso. O crime real ocorreu em setembro de 1908 e o curta foi produzido a toque de caixa, sendo finalizado e exibido no mês seguinte.
O Crime da Mala (1928)
Dirigido por Antonio Tibiriçá, esse é mais um filme mudo baseado em um crime real: o assassinato de Maria Fea por seu marido, o imigrante italiano Giuseppe Pistone. Muitas vezes esse filme é confundido com "A Mala Sinistra".
Banana da Terra (1939)
Filme musical que marca a última participação de Carmen Miranda em filmes brasileiros. Teve Mário Lago como um dos roteiristas. De todo o filme, sobreviveu apenas o número musical "O que é que a baiana tem?", cantado por Carmen, surgindo pela primeira vez com o visual que lhe imortalizaria na história do cinema posteriormente.
Cidade-Mulher (1936)
Dirigido por Humberto Mauro, trouxe Carmen Santos como protagonista e produtora do filme. Noel Rosa compôs seis músicas a pedido de Carmen. O filme foi destruído em um incêndio nos estúdios da Brasil Vita Filmes.
Sambruk (1945)
Dirigido por Luiz Renato Brescia, não chegou a ser finalizado nem exibido, pelo fato de a atriz principal, Sônia Santana, abandonar as filmagens.
FONTES
Informações sobre alguns filmes
https://cinemaemfoco.com/a-primeira-fase-do-cinema-brasileiro/
https://bases.cinemateca.org.br
Postar um comentário
Obrigado por comentar!!!