HELEN GIBSON - A PRIMEIRA MULHER DUBLÊ EM HOLLYWOOD


Helen Gibson foi uma artista multifacetada. Além de atuar em filmes, teve participações em espetáculos de vaudeville, programas de rádios, produção de filmes, além de ser uma acrobata. É creditada como a primeira mulher dublê do cinema. Ao lado de Pearl White, foi uma das primeiras mulheres a aparecer em filmes de ação. Era conhecida como “A atriz mais ousada do cinema” e “A garota da ferrovia” (já que muitos de seus filmes envolviam trens).

Aprendeu a cavalgar cedo e participava de rodeios, já praticando acrobacias consideradas arriscadas. Começou sua carreira de atriz em 1912, intercalando os filmes com shows de rodeios. Em 1915, foi contratada como dublê, substituindo a atriz Helen Holmes em uma arriscada cena de salto de um telhado, no seriado "The Hazards of Helen". Gibson teve a chance de atuar no seriado durante dois episódios, substituindo Holmes, que adoecera. Durante esse período recebeu seu nome artístico de Helen Gisbon. Seu nome de batismo era Rose August Wenger.

Quando Holmes deixou o seriado, após cerca de 48 episódios, Gibson a substituiu definitivamente, atuando até o final, em cerca de 69 episódios, fazendo com que "The Hazards of Helen" fosse considerado o seriado mais longo daquele período. Ela realizou as mais arriscadas e ousadas acrobacias. Após a conclusão do seriado, chegou a assinar um contrato com a Universal, atuando em dois filmes dirigidos por John Ford. 

Ela era casada com o ator Hoot Gibson, conhecido por atuar em filmes de faroeste. O casamento entrou em declínio, quando a popularidade de Helen ofuscou a de seu marido, causando uma fragilidade no ego nele. Após a separação, ela fundou sua própria produtora de filmes, produzindo apenas um filme: "No Man's Woman" e falindo logo em sequência. 

Em 1921, após adoecer de uma apendicite, sua carreira entrou em declínio. Ela então passa a fazer turnês de equitação por dois anos e meio. Seu retorno a Hollywood ocorreu em 1927, sendo dublê de diversas atrizes do período. Continuou a aparecer como dublê e fazendo pequenas pontas em filmes, geralmente sem crédito até 1954. Faleceu em 10 de outubro de 1977, aos 85 anos.


Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem