Num ato de desespero, a Deusa decide fugir com seu filho, mas o Chefe acaba encontrando-a e ameaça separá-la de seu filho caso fuja novamente. Ela então decide não fugir mais por medo de perder seu filho. Mesmo sendo explorada e roubada, a Deusa consegue juntar e esconder dinheiro e consegue mandar seu filho para uma escola. Seu filho é estigmatizado pelos adultos da vila em que vive, pelo fato da profissão de sua mãe. Ele é privado da convivência com outras crianças.
Na escola, o filho da Deusa mostra ser um garoto bastante inteligente e estudioso e isso gera a inveja dos pais das outras crianças. Os pais se reúnem e mandam uma carta para a direção da escola exigindo a expulsão do garoto pelo fato de sua mãe ser uma prostituta. Mesmo contra o protesto do diretor da escola, o garoto é expulso. A Deusa então decide mudar-se com o filho e percebe que o dinheiro que havia guardado, havia sido roubado pelo Chefe. Ela então toma uma atitude drástica para proteger o futuro de seu filho.
Embora o filme tenha quase seus 90 anos, continua sendo bastante tocante e reflexivo e infelizmente atual. O filme toca na questão da mulher como mãe solteira, além da prostituição, que no caso dessa história foi uma consequência pelo fato da personagem não conseguir um emprego. A prostituição não é erotizada e muito menos estereotipada. O filme faz questão de mostrar uma mulher comum se prostituindo para sobreviver, sem algum tipo de glamour e tendo o futuro do filho como motivação.
A personagem mesmo sendo oprimida e hostilizada, possui uma força enorme. Mesmo em desvantagem, ela luta por ela por seu filho durante o filme todo. O interessante é que não surge durante o filme nenhum interesse romântico "que a salve" no final do filme, fugindo do clichê óbvio. Inclusive o final é bastante melancólico e pode ser que incomode, por surgir um homem que decide "consertar" a situação dramática, oferecendo uma solução que poderia ter sido ofertada anteriormente, mas de uma forma diferente.
A Deusa é interpretada por Ruan Lingyu, uma das mais importantes atrizes do cinema chinês deste período. Ela era bastante popular e mesmo interpretando uma prostituta, papel que poderia não ser tão bem aceito pelo público, ela obteve aclamação. Infelizmente ela teve um final trágico, suicidando-se aos 24 anos. Cheguei a escrever sobre ela aqui no blog.
Postar um comentário
Obrigado por comentar!!!