Voltando com os posts sobre curiosidades de filmes clássicos, hoje trago curiosidades sobre "O Mágico de Oz" (The Wizard of Oz).
1* Foi baseado no livro The Wonderful Wizard of Oz de L. Frank Baum, publicado em 1900. Este livro foi o primeiro de uma série de 14 livros sobre as aventuras na terra encantada de Oz.
2* O livro já havia sido adaptado anteriormente, durante a fase silenciosa do cinema. Em 1910 foi produzido um curta de 13 minutos e em 1925 uma versão com 93 minutos. Na versão de 1925, Oliver Hardy está no elenco interpretando o Homem de Lata, antes de se tornar o famoso Gordo da dupla O Gordo e o Magro ao lado de Stan Laurel. Em 1933, foi produzido um curta animado com duração de 8 minutos.
3* A ideia de produzir o filme nasceu após o sucesso de "Branca de Neve e os Sete Anões" (Snow White and the Seven Dwarfs), produzido pela Disney em 1937. Em 1938, os direitos do livro foram comprados e em outubro do mesmo ano, as gravações foram iniciadas.
4* "Over the Rainbow" foi escrita especialmente para o filme e o número musical quase foi cortado da versão final. Tornou-se a canção assinatura de Judy Garland e ganhou um Oscar na categoria de Melhor Canção Original.
5* Foi indicado a 5 categorias no Oscar, ganhando 2. Judy Garland recebeu um prêmio especial chamado "Prêmio Juvenil da Academia".
6* Shirley Temple e Deanna Durbin foram consideradas para o papel de Dorothy. Judy Garland ganhou o papel por ser mais experiente que as duas e por questões contratuais e orçamentais.
7* Gale Sondergaard havia sido escalada para o papel da Bruxa Má, mas desistiu após perceber que a personagem não seria bonita nem glamorosa. Margaret Hamilton foi escalada em seu lugar.
8* Em resposta ao lançamento de "O Mágico de Oz", na mesma época a Fox produziu "O Pássaro Azul" (The Blue Bird) com Shirley Temple, mas o filme acabou fracassando nas bilheterias e seria o primeiro fracasso na carreira de Temple.
9* Para o papel do Mágico, foram considerados os atores: Ed Wynn, que recusou por achar o papel pequeno demais e WC Fields, que perdeu o papel por exigências na negociação do contrato. Wallace Beery chegou a demonstrar interesse pelo papel, mas foi descartado pelo estúdio. Frank Morgan ficou como papel.
10* Judy Garland e Margaret Hamilton tornaram-se amigas durante a produção do filme. Muitas das cenas da Bruxa Má foram cortadas da versão final por serem consideradas assustadoras demais.
Postar um comentário
Obrigado por comentar!!!