A COLORIZAÇÃO DE FILMES MUDOS

Tingimento
Durante a era silenciosa do cinema, homens e mulheres empenharam-se em trazer cores aos filmes. Até o surgimento do Technicolor, diversos métodos foram utilizados, com o intuito de trazer cor e naturalidade aos negativos. O processo de tingimento dos negativos começou ainda na década de 1890, como proteção contra cópias piratas de filmes, mas o tingimento para esse fim logo caiu por terra após descobrirem uma forma de tirar a cor dos negativos. Após isso, os estúdios Edison e Biography passaram a usar o tingimento para criar climas nos filmes. A primeira cor popularizada foi a azul.

Tingimento
Com o passar do tempo, o tingimento dos filmes tornou-se aceito pelo público e novas cores foram adicionadas e cada uma com um propósito dentro do filme:

Azul - Para cenas noturnas 
Sépia - Para faroestes 
Laranja - Para interiores com luz do dia e interiores noturnos
Vermelho - Para cenas passionais, com fogo ou explosão
Lavanda / Roxo Claro - Para cenas românticas, anoitecer ou amanhecer
Rosê - Para interiores noturnos com iluminação discreta
Verde - Para cenas misteriosas ou marítimas, além de cenas na selva ou natureza

Tingimento
O processo de tingimento dos negativos era bastante trabalhoso. Os rolos eram separados em base por tonalidade de cor e eram numerados com indicações para posterior montagem. Quando esses rolos eram impressos e processados, eram imersos em anilina, especificados pelas cores descritas nos roteiros. Quando o filme secava, ele era montado e rebobinado.

Coloração à Mão
Além do tingimento de negativos, havia também a coloração à mão, popularizada por cineastas como Georges Méliès e Alice Guy. O primeiro filme à mão é datado de 1895. A coloração à mão foi bastante popularizada pelos filmes de fantasia, inclusive "Viagem à Lua" (Le Voyage dans la lune), de 1902, possui uma versão pintada à mão. Na década de 20, a técnica ainda era utilizada para evidenciar determinadas cenas. Na década de 20 os filmes "O Fantasma da Ópera" (The Phantom of the Opera) e "Greed" contam com determinadas cenas pintadas à mão, utilizando um outro método chamado Handschiegl (escrevi sobre ele aqui no blog). Ainda na década de 20, cerca de 80 a 90 por cento dos filmes produzidos possuíam cenas tingidas. 

Tonalização de Filmes
Embora parecido com o tingimento, a tonalização de filmes, envolve uma reação química que converte a imagem prateada. Nesta reação, a película de prata neutra na emulsão do filme positivo é substituída por compostos metálicos coloridos. Em princípio, as películas tonificadas podem ser facilmente identificadas pelas partes brilhantes e transparentes da imagem e áreas perfuradas, enquanto as sombras e as partes escuras são coloridas em um tom específico.

Coloração de Estêncil
Outro processo que surgiu nos primórdios do cinema foi Coloração de Estêncil, posteriormente conhecido como Pathécolor ou Pathéchrome, usando estêncil e gelatina tingida. O processo era feito por uma máquina de corte, operada por diversas mulheres na oficina Pathé. Os filmes coloridos com estêncil podem ser identificados pelos contornos nítidos que definem as áreas coloridas. Os tons de cores eram geralmente pastéis suaves. As imagens coloridas do estêncil têm uma qualidade pictórica, mas muitas vezes buscam um efeito de realidade.

Tonalização de Filmes
No meio da década de 20, o tingimento e a colorização de filmes começou a entrar em declínio por ser caro e demorado e pelo fato do processo enfraquecer a qualidade do negativo, chegando em condições frágeis para os exibidores. Outro fator que contribuiu para o declínio foi a chegada do filme pancromático, que diminuía a necessidade de tingimento. A chegada do som também foi um fator,  menor, mas decisivo para a diminuição dos filmes tingidos, pois o processo poderia atrapalhar a sonorização.

Tingimento
Na década de 30, mesmo com o Technicolor já popularizado, alguns filmes ainda contavam com cenas monocromáticas tingidas, um exemplo de filme é "O Mágico de Oz" (The Wizard of Oz), que também possui cenas em Technicolor. Alguns filmes da MGM dessa década ainda carregavam um tom sépia.

Coloração de Estêncil


Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem