Produzido em 1920, "Dentro de Nossos Portões" (Within Our Gates), é um dos filmes mais antigos sobreviventes dirigido por um afro-americano. Oscar Micheaux é considerado o pai do Cinema Afro-Americano, um tipo de cinema criado para agradar a população negra que não sentia-se representada nos filmes produzidos em Hollywood, onde eles sempre estereotipavam a população negra e não os permitiam em papéis de destaque.
Micheaux sempre trouxe em seus filmes críticas sociais e em "Dentro de Nossos Portões", em um curto período de tempo ele conseguiu tocar em diversas camadas como: racismo, elitismo, criticas abertas aos falsos religiosos, o difícil acesso à educação e ao voto para as pessoas negras e a forma inferior como os negros eram tratados e vistos pelos brancos.
O filme começa aparentando ser um folhetim, mas após os minutos iniciais já apresenta sua proposta como crítica social e trazendo o negro como personagem principal, destacando suas qualidades, sua luta e também mostrando o outro lado, como por exemplo os negros que usam a fé para explorar seu povo e influenciá-los a não buscarem os seus direitos, dizendo a eles que o mundo é das pessoas brancas, mostra também os negros que agem contra sua própria raça, unindo-se aos brancos na opressão, mas quando os brancos não precisam mais deles, eles são descartados.
Nos minutos iniciais do filme nos são apresentados alguns personagens: Sylvia, a protagonista, Conrad seu noivo, Alma sua prima e Larry, meio-irmão de Alma, no meio desses quatro personagens surge um quarteto amoroso: Alma uma mulher divorciada passa a ambicionar Conrad, noivo de sua prima e seu meio-irmão Larry, um golpista, passa a cortejar Sylvia mesmo sabendo que ela é comprometida. Após uma intriga de Alma, Sylvia e Conrad rompem o noivado. Conrad simplesmente some e magoada, Sylvia aceita um emprego como professora em uma escola para negros que passa por dificuldades financeiras por não ter um apoio financeiro e governamental.
Ciente de que pode fazer algo pela escola, ela viaja em busca de ajuda financeira. Em seu caminho ela depara-se com Dr. Vivian, um homem bem-sucedido que se apaixona por ela. Após impedir o atropelamento de uma criança e ferir-se, Sylvia conhece Elena, uma mulher rica e filantropa. Elena descobre que Sylvia está em busca de ajuda financeira para manter a escola e decide ajudá-la contribuindo e também em busca de outras pessoas ricas dispostas a ajudarem. Elena chega a ser desencorajada por uma amiga claramente racista que acredita que os negros são preguiçosos e burros e que não merecem uma oportunidade de educação. Após deparar-se com os pensamentos preconceituosos dessa amiga, Elena acaba dobrando a quantia para ajudar a escola.
Sylvia retorna para a escola e acaba reencontrando-se com Larry, que tenta chantageá-la, para que ela roube o dinheiro da escola. Sylvia não concorda e foge. Um tempo depois, dessa vez os caminhos de Alma e Dr. Vivian se cruzam e ele descobre o parentesco entre elas devido a uma tragédia. Arrependida, Alma conta tudo o que fez contra Sylvia e também conta a história de vida da prima, que foi adotada por seus tios e que tempos depois teve a família morta em uma chacina devido à uma mentira.
Esse filme é considerado uma resposta às atrocidades presentes em "O Nascimento de Uma Nação" (The Birth of a Nation), produzido anos antes. Nos minutos finais há muitas cenas fortes sobre o linchamento de uma família negra que é acusada injustamente por um crime. São cenas incômodas e doloridas, mas feitas justamente com esse propósito, para fazer as pessoas refletirem.
Há ainda algumas tramas paralelas no filme, que feito com um orçamento muito limitado, não puderam ser bem exploradas, mas a apresentação delas já possibilita uma reflexão e uma discussão. Há um personagem que é um pastor de uma igreja para negros que ao invés de ajudá-los, os explora e é orientado pelos brancos a manter os negros em uma posição submissa, mostrando a eles que o mundo é das pessoas brancas e os ameaçando com o inferno após à morte, caso lutem pelos seus ideais ou caso queiram viver como brancos.
Esse foi o segundo filme dirigido por Micheaux, que improvisou bastante durante a produção, devido ao baixo orçamento. Passou anos sendo considerado um filme perdido até ser encontrada uma cópia na Espanha, na década de 70 com o nome de "La Negra", com algumas cenas perdidas. Na década de 90 passou por uma restauração e uma reconstituição que o deixou próximo ao corte original.
Oscar Micheaux |
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