CINEMATECA - QUANDO A MULHER SE OPÕE

"Quando a Mulher se Opõe" (Merrily We Go Hell), talvez seja o filme mais amargo que Dorothy Arzner produziu em Hollywood sobre relações humanas, no caso sobre um casamento. Neste filme ela abordou a felicidade e o declínio de um casal apaixonado, a começar pela diferença de classes sociais. Neste filme, fica latente o estilo da diretora que sempre trazia em suas obras a discussão sobre o papel da mulher na sociedade, o que espera-se que ela faça e o que ela não faça, como também a responsabilidade que cai sobre elas quando os homens erram.

O filme começa com o encontro de Jerry (Fredric March) e Joan (Sylvia Sidney) em uma festa. Ele um jornalista e ela uma herdeira. Desde esse momento, já avistamos Jerry alcoolizado e durante o filme são poucas as vezes que podemos encontrá-lo sóbrio. Joan acaba se apaixonando por ele e mesmo contra  a vontade de seu pai que de cara percebe que o relacionamento não tem futuro, envolve-se com Jerry. Eles acabam casando-se.

A princípio o casamento é feliz e Jerry torna-se sóbrio, porém a felicidade do casal é arruinada quando Jerry decide escrever peças e após uma série de recusas tem uma peça aprovada e a protagonista é Claire (Adrianne Allen), um antigo amor de Jerry que o abandonou. Após o abandono de Claire, Jerry descontou suas frustrações na bebida. Com o reencontro de Jerry e Claire, Joan acaba ficando em segundo plano na vida do marido. Jerry e Claire retomam o caso e Joan decide pagar na mesma moeda, permitindo-se conhecer outros homens.

Aparentemente Jerry pouco se importa com as decisões tomadas pela esposa e mantém o caso com Claire e afunda-se mais ainda na bebida. Joan descobre que está grávida e que sua saúde sofre risco, ela então decide-se afastar do marido autodestrutivo. Quando isso acontece, Jerry percebe seus erros e tenta se redimir.

Um dos pontos altos dos filmes são os personagens complexos e de certa forma humanizados. Jerry é um homem covarde que joga na bebida a culpa de seus fracassos e age de certa forma como um garoto mimado. Joan é a mocinha que é protegida pelo pai do mundo, mas que ao casar descobre que a realidade é outra. Ela não é nem um pouco maçante, muito pelo contrário é uma personagem forte até na medida do possível, lembremos que estamos falando de um filme da década de 30. Ela sabe que talvez tenha cometido um erro ao casar-se com Jerry, mas não permite que o pai entre em cena e conserte esse erro, assim como ele fez a vida toda. Ela quer ir até o fim para saber se está errada ou não. Em momento algum ela é uma personagem sonsa por ser a mocinha da história e isso é um ponto positivo para o filme. Fica mais fácil torcer por ela do que por Jerry, por exemplo.

Uma outra personagem interessante é Vi, interpretada por Esther Howard, uma mulher que teve um casamento que não deu certo e é amiga do casal. Ela está ali presente na vida do casal, como um exemplo da realidade e ela muitas vezes é o puxão de orelha que o público gostaria de dar em Joan. Seu pai mesmo que protetor, também age como a consciência do público, alertando para a personagem que talvez ela tenha errado bastante ao casar-se com Jerry.

Outro fator interessante é a ausência da rivalidade feminina. Em filmes Pre-Code é muito comum vermos mulheres rivalizando por causa de homens e aqui isso é ausente. Mesmo Claire sendo uma personagem com todos os adjetivos que causam ódio, não há um embate entre ela e Joan. Há uma cena interessante, onde Jerry quer transferir sua culpa para Joan, lhe dizendo que sente vontade de ir ver Claire e que se Joan não quer que isso aconteça, que o impeça de ir. Joan simplesmente abre a porta e lhe diz que ela não é capaz de lhe dizer o que ele deve ou não fazer e ele então vai.  Dorothy usou Joan para mostrar ao público que o errado da história era Jerry e não a esposa e tampouco a amante. Ele mesmo causou todos esses transtornos. Essa é uma das melhores cenas do filme. 

"Quando a Mulher se Opõe" está presente na caixa que traz 4 filmes dirigidos por Dorothy Arzner e que conta com a minha curadoria. Essa caixa foi lançada pela Obras-Primas do Cinema. Clique na foto abaixo para comprar ou para maiores informações:

                                                       

Post a Comment

Obrigado por comentar!!!

Postagem Anterior Próxima Postagem