Recentemente falei sobre o Expressionismo Alemão aqui no blog. Hoje trago 12 filmes essenciais do movimento, para quem quer conhecê-lo ou aprofundar-se.
O Gabinete do Dr.
Caligari – Das Cabinet des Dr. Caligari
Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von
Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde
conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele
morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que
Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo
faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita
só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.
Nosferatu – Nosferatu,
eine Symphonie des Grauens
Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja
até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário
é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar
vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror
na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta
Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.
Metropolis
Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai sobre o contraste social existente, mas recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser. Quando Josafá (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários, Freder pede sua ajuda. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem. Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo.
***
Metropolis
Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai sobre o contraste social existente, mas recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser. Quando Josafá (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários, Freder pede sua ajuda. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem. Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo.
Fausto – Faust
Disputando o poder sobre a terra,
Deus e Satã apostam a alma de Fausto, um alquimista erudito. Durante uma praga,
este homem se desespera, queimando todos os seus livros. Neste momento Satã
envia Mefistófoles para tentar Fausto com o retorno da juventude e o alquimista
aceita o pacto. Certo dia, entediado, ele resolve voltar para casa, onde
conhece e se apaixona pela bela Gretchen, um encontro que será a desonra da
moça. Adaptação da obra de Goethe.
Golem – Der Golem, wie er in die Welt kam
O Golem, mito de uma lenda
judáica, é um ser de barro que ganha vida quando um mago usa a mágica de um
antigo livro da Cabala. Este filme influenciou vários filmes de Hollywood,
especialmente Frankenstein.
M, o Vampiro de Dusseldorf – M
Franz Becker (Peter Lorre) é um
assassino em série de crianças, que se aproxima das suas vítimas enquanto
assobia sempre uma mesma música. Depois de diversos crimes, a cidade é tomada
pelo frenesi da investigação policial, e se torna um caos, enquanto o assassino
vive uma vida simples e normal. A cobertura da imprensa, a ação de vigilantes e
a pressão política acabam por atrapalhar o trabalho dos policiais. Na caçada ao
homem que mata crianças, além de toda a sociedade e a polícia, os bandidos
marginalizados também se juntarão.
As Mãos de Orlac - Orlacs Hände
Orlac é um pianista virtuoso que
sofre um acidente de trem e tem suas mãos decepadas. Em um procedimento
experimental, lhe são implantadas as mãos de um assassino que acabara de ser
executado. Quando descobre a quem pertenciam suas novas mãos, acredita que
agora também tem predisposição para matar.
A Última Gargalhada – Der letzte Mann
O idoso porteiro do Atlantis, um
elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação,
e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com
respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra
insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após
carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é
velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto
provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua auto-estima.
A Caixa de Pandora – Die Büchse der Pandora
O editor-chefe de um importante
jornal, Peter Schön (Fritz Kortner), tem uma coquete, Lulu (Louise Brooks),
como amante - um caso que está sendo cada vez mais comentado. Ele planeja se
casar com a filha do ministro do interior, no entanto Lulu força uma situação
que faz com que Peter se case com ela. O casamento dura apenas um dia, pois ele
ficou com ciúme de seu filho, Alwa (Francis Lederer), que é bem próximo de
Lulu, que o considera seu único amigo. Este ciúme acaba provocando uma briga
entre Lulu e Peter.
Fantasma – Phantom
Lorenz Lubota, um escrivão
público de origem humilde, se apaixona obsessivamente pela mulher que estava na
carruagem que o atropelou - Veronika, que pertence a uma das famílias mais
ricas da cidade. Ao mesmo tempo em que é levado a crer que pode tornar-se um
famoso e respeitado escritor graças aos seus poemas (na verdade, um grande
mal-entendido), Lorenz encontra Melitta, uma sósia da sua amada, trabalhando
num cabaré decadente. As duas mulheres - que na verdade representam uma mesma
grande paixão - irão transformar o mundo de Lorenz de maneira irreversível.
Sombras - Schatten - Eine nächtliche Halluzination
Durante um jantar dado por um
barão rico e sua esposa, quatro convidados ocupam a mesa da mansão do século 19
na Alemanha. Uma sombra da aos convidados uma visão do que o barão ciumento
pode fazer se os cavalheiros não reduzirem os olhares à sua bela esposa.
Dr. Mabuse: O Jogador – Dr. Mabuse, der Spieler
Líder de uma quadrilha, Dr.
Mabuse planeja um grande golpe: o roubo de informações privilegiadas da bolsa
de valores. Depois de usar seus poderes psíquicos em um golpe no jogo de
cartas, Mabuse começa a ser investigado pelo Comissário Von Wenk. Mas as poucas
pistas fazem com que o comissário procure alguém para ajudá-lo no caso.
Postar um comentário
Obrigado por comentar!!!