"A Mão Esquerda de Deus" conhecido também como "Do Destino Ninguém Foge" (The Left Hand of God), foi produzido em 1955. Sob direção de Edward Dmytryk. Produzido por Buddy Adler, a partir de um roteiro de Alfred Hayes. Baseado no romance de William Edmun Barret, escrito em 1951, de mesmo nome. No elenco nomes como Humphrey Bogart, Gene Tierney e Agnes Moorehead. O avião de James Carmody (Bogart) cai nas montanhas da China em 1947. Para fugir do comandante Yang (Lee J. Cobb), um militar renegado, Carmody assume a identidade de um missionário que fora assassinado. Agora sob o nome de John O'Shea, Carmody chega à uma pequena aldeia e cativa moradores e religiosos, incluindo a enfermeira Anne Scott (Gene Tierney). Além da paixão conflituosa, Carmody terá que enfrentar Yang que chega ao vilarejo.
Durante a produção do filme, Gene Tierney começou a desenvolver os sintomas da doença mental que culminaria com seu afastamento das telas durante sete anos. Humphrey Bogart seria o primeiro a perceber os sinais da doença. Humphrey que teve uma irmã que sofria distúrbios mentais, se afeiçoou muito a Gene Tierney durante as gravações a ajudando durante as cenas e principalmente a incentivando a procurar ajuda médica. A causa do esgotamento mental de Gene Tierney se deu devido aos problemas mentais de sua filha Daria, que eram irreversíveis. Durante a gravidez de Daria, Gene foi abraçada por uma fã que sofria de rubéola, quando sua filha foi diagnosticada com retardamento, Gene foi obrigada a interná-la em uma instituição de tratamento, episódio que a afetou por toda a vida. Esse acontecimento de sua vida, serviu de inspiração para Agatha Christie escrever um romance policial chamado "A Maldição do Espelho" (The Mirror Crack'd From Side to Side).
O afastamento de Gene do cinema durou por sete anos. Nesse período ela foi internada várias vezes. Sofreu tratamento de choque e tentou se suicidar uma vez. Em 1958 tentou voltar a filmar, mas acabou abandonando as gravações do filme "Holiday for Lovers" (Amantes em Férias). Seu retorno aconteceria em 1962 no filme "Advise & Consent" (Tempestade sobre Washington), sob direção de Otto Preminger, que a dirigiu antes em "Laura", "Whirlpool" (A Ladra) e "Where the Sidewalk Ends" (Passos na Noite). Este seria o penúltimo filme de Humphrey Bogart, que morreria dois anos depois de câncer, em 14 de janeiro de 1957.
"A Mão Esquerda de Deus / Do Destino Ninguém Foge" foi lançado pela Classicline, clique na capa, para maiores informações ou para comprar:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!!!